O taoísmo, agora chamado daoísmo, mostra como tantos de nossos valores, que
acreditamos naturais, são na verdade antinaturais. O Dao De Jing
(antes chamado Tao Te Ching ou Tao Te King) é repleto de exemplos.
Os cristãos dizem
amar o seu deus (na verdade o deus judaico), mas estão apenas
cumprindo ordens. O primeiro mandamento, antes mesmo do não matar
e não roubar, é o que obriga o fiel a amar o seu
deus sobre todas as coisas. A ameaça para os infratores é
a punição no inferno. Um deus assim é mesmo amado? Ou é, antes de
tudo, temido?
Os maiores
mestres nem eram conhecidos
depois vêm os
mestres queridos e louvados
depois os
temidos, por fim os desprezados.
—Dao De Jing 17
Para os daoístas,
Yao e Shun governavam o reino segundo o
princípio da mínima ação (wu wei) — deixavam o povo cuidar
de si mesmo, pois a Natureza é sábia e nos deu os instintos necessários
para vivermos em harmonia (afinal, somos animais sociais). Claro que
há brigas e mesmo assassinatos, mas o povo cuida melhor desses
assuntos do que qualquer casta especializada (como o nosso caríssimo,
ineficiente e corrupto judiciário).
Encha o mundo de
tabus e a pobreza se espalhará
dê às pessoas
bens e utilidades e a confusão se multiplicará
dê às pessoas
técnicas engenhosas e coisas estranhas aparecerão
faça leis e
decretos bem claros e surgirão muitos ladrões e criminosos.
Por isso governantes sensatos dizem:
eu não ajo e o povo por si só evolui
eu bem sereno e o
povo por si só se retifica
eu não me
preocupo e o povo sozinho enriquece
eu não desejo e
o povo encontra sozinho a vida simples.
—Dao De Jing 57
Yao e Shun eram
líderes exemplares, pois o povo nem precisava saber da sua
existência. Já o deus judaico-cristão (o mesmo do islamismo),
precisa ameaçar o povo com um castigo eterno, caso não seja
“amado”. Está em terceiro (ou penúltimo) lugar na lista dos
maiores mestres. É preciso mesmo um mandamento para respeitarmos o
que é bom?
Todos os seres
respeitamos a Natureza e valorizamos a Espontaneidade.
O respeito à
Natureza e o valor à Espontaneidade
não vêm de um
mandamento mas se expressam naturalmente.
—Dao De Jing 51
Nenhum comentário:
Postar um comentário